Melissa

Pesquisar

Opções do Menu

Idioma

BR

Conteúdo

O designer chileno — e uma das nossas mais novas collabs — cria obras que levam ao extremo a funcionalidade de objetos, brincando com novas formas de imaginar e consumir a arte.
Um pato vira luminária. Um caixão passa a ser um baú. Esculturas se transformam em plastic dreams.

"A linha que separa a arte e o design é um gradiente"

12 Shoes for 12 Lovers, coleção que Sebastian desenvolveu ao lado da Melissa, é tudo isso. Arte funcional. Sapatos que são peças de design. Obras para guardar na prateleira, ou para vestir nos embalos de sábado à noite.

É o resultado do design-arte (ou arte-design?) do chileno. Como assim? Ele mesmo explica pra gente.

Afinal, arte é design ou design é arte?

Décadas atrás, arte e design eram disciplinas separadas. Você precisava de um artista para se dedicar à arte, um designer ao design. Hoje, a comunidade é bilíngue. A maioria das pessoas entende as duas como disciplinas amplas, e como um criador é possível usar elementos de ambas para fazer um produto. Na verdade, a linha que separa a arte e o design é mais um gradiente.

E como isso funciona na prática em seus trabalhos?

A maioria dos meus trabalhos são um convite à audiência para olhar de novo para algo de uma forma que eles nunca tinham visto antes. Por exemplo, se você pensar na minha "Look Again Door" que tem dois visores ao invés de um só. Quando as pessoas olham elas não entendem muito bem, mas a ideia é que a gente fecha um dos olhos há séculos. E isso não faz sentido. O segundo visor convida o público a abrir o outro olho. Essa pequena metáfora é uma peça-chave para o trabalho que eu faço.

"A linha que separa a arte e o design é mais um gradiente"

Qual é o papel de um artista/designer?

No fim das contas, um artista ou designer tem um papel muito parecido com o de um comediante. Um comediante, normalmente, é muito engraçado porque ele te apresenta a uma situação que você já conhece de uma forma muito eloquente. De uma maneira simples, ele ilustra algo que nós não estávamos completamente aptos a ver. E quando nós a vemos através dos olhos dele, de repente é engraçado. Cria uma reação onde a gente se identifica com a situação e não consegue fazer mais nada além de rir. 

Como um designer e artista, quando você consegue fazer uma pessoa olhar de novo para uma coisa pela qual elas passam diariamente.... Isso instiga algo, e isso conecta. Isso é muito lindo pra mim, porque eu consigo me conectar com a minha audiência, com o meu usuário.

E como se dá essa conexão em 12 Shoes for 12 Lovers?

Então, qual é a função de um sapato? Primeiramente, nos isolar do chão frio e duro. Em segundo, ele se transforma em um fashion statement, dizendo quem somos, nosso estilo. Mas o sapato pode ter outros componentes... Ele pode ser mais do que um simples objeto do dia a dia. A arte permite que a gente adicione emoções e sentimentos ao design de um produto de tal forma que ele pode se tornar algo muito mais forte. E pode permitir que as pessoas realmente se conectem com ele.

Trending Topics

Shop

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

Onde encontrar

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

Representantes

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

Feed

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

E também

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca