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Lideramos um projeto no Rio de Janeiro chamado Creatives, reunindo uma crew dos mais diversos contextos criativos pra trocar experiências e gerar novas ideias. Ok, isso você sabe.

O que você talvez não saiba é que esses mandamentos que você vai conhecer logo abaixo surgiram pra responder a pergunta mais feita no Rio: “O que eu devo fazer pra ser um Creative?”

Os nossos Creatives interpretaram a esse questionamento, transformando a dúvida da galera em seis capítulos.
Primeiro mandamento: ser maravilhosx
Ser maravilhosx é tentar ser alguém que faz alguma diferença no mundo e na vida de outras pessoas (ou outros seres), mesmo com gestos pequenos. É buscar ser você mesmo e nunca desistir de evoluir e de se amar (embora muitas vezes pareça difícil) –– por Mayara Yamada e Bárbara Oliveira
Não tem fórmula para ser maravilhosx. Ser maravilhosx é ser do seu jeito, assim como eu sou: bem maravilhosa.
–– Mayara Yamada
Tudo a gente joga pro mundo, volta pra gente e apesar de não podermos controlar os resultados, a gente pode controlar as intenções. Acredito que as pessoas maravilhosas jogam coisas maravilhosas pro mundo, e isso que eu tento fazer todos os dias.
–– Bárbara Oliveira
Segundo mandamento: ter uma causa

Abraçando o maior número de pessoas e seres, ter uma ou mais causas é olhar para fora e conseguir refletir tudo que temos por dentro. É saber se posicionar e lutar pelxs nossxs, dia após dia –– por Gabe Passareli Isa Maria Rodrigues
É importante que a gente reconheça nossas vidas como vidas políticas. Que identifiquemos quais são os pontos de luta que a gente se envolve a partir das nossas vivências e a partir das coisas que chamam atenção da gente.
–– Gabe Passareli
Terceiro mandamento: ser fora da curva
Destacar-se nem sempre é fácil, ainda mais quando seus “corres” e seus hobbies e inspirações andam tão próximos todos os dias. Trabalhar e viver de criatividade é colocar-se em uma grande vitrine e buscar uma constante reinvenção de si mesmo. Os Creatives compartilham desse sentimento e se destacam por uma característica em comum: elxs são fora da curva –– por João Pedro HallackCarla Miguez.
Ser fora da curva é pensar diferente. Arriscar sem medo de errar, fugir do padrão. O novo já virou velho antes mesmo de você terminar de ler essa frase. Criar, recriar, recriar mais uma vez, inovar. A criatividade salva, e a gente pauta o pensamento fora da curva dela. Ser um Creative é fugir do padrão, agarrar na criatividade e sempre perseguir a inovação.
–– João Pedro Hallack Wildberger
Acredito que ser fora da curva é buscar novos olhares, é provar novos sabores, estar em outros lugares e sair da minha zona de conforto.
–– Carla Miguez
Quarto mandamento: saber ver as diferenças como vantagem
Os Creatives têm muitos gostos e características em comum, entretanto onde eles mais se aproximam é nas diferenças. Pra ser um criativo é preciso estar de olhos abertos ao novo, ao diferente e ao que sai da “normalidade”. Ser receptivo ao estranho é abraçar novas ideias e evoluir como indivíduos e profissionais.

Pros Creatives, ver as diferenças como vantagem é o grande segredo de qualquer colaboração e relação também, tanto no trabalho quanto no nosso dia a dia. 

Joana Uchoa e Antonio Schuback.
Elas são justamente o que nos torna interessantes e através delas nós criamos ligações e somos capazes de nos unirmos e criamos coisas juntos.
–– Joana Uchoa
A questão da diferença é que tudo que você enxerga de diferente de mim, eu enxergo de diferente em você. O perigo mora quando definimos um padrão, um único caminho. Diferença é algo que sempre vai existir, aceitar as vantagens disso é o futuro.
–– Antonio Schuback
Quinto mandamento: saber montar um lookinho
Depois de de todos os atributos que já foram apresentados aqui, agora vamos falar de estilo. Além de carismáticos, os Creatives sabem muito sobre moda e, consequentemente: sabem montar um lookinho.
Mayra Sallie e Marcela Barroso.
Cada vez mais em repenso na minha relação com a moda e com o consumo. Trabalhar com sustentabilidade e a importância de montar um lookinho pra mim é ter um novo olhar para aquilo que eu já tenho. Ou seja, como posso customizar uma peça, como posso reaproveitar o que eu tenho no armário e transformar tudo. Montar um lookinho é ser você mesmo independente do que você tem ou se você pode comprar ou não. Através da sua atitude e com sua autenticidade ser você é o mais importante.
–– Mayra Sallie
A imagem que eu passo através dos meus lookinhos sempre foi algo presente na minha vida. Desde novinha eu tento trazer o meu humor e minha criatividade com coisas manuais pras minhas peças. O resultado são peças que eu transformo tanto no styling quanto no corte, costura, bordado pra ficarem cada vez mais a minha cara. E sempre, sempre muuuito brilho.
–– Marcela Barroso
Sexto mandamento: saber rebolar, equilibrar os pratinhos, dançar conforme a música e de Melissa

O último mandamento dos Creatives se refere à multidisciplinaridade e a capacidade de transformação de cada um deles. Ou seja, nossos criativos são multifacetados, adoram desafios e não possuem medo de arriscar.

Bruna Aragão, Maria Victoria Fontenelle e André Vuaden.
Eu mesmo equibro meu dia a dia com várias tarefas diferentes, faculdade, escritório, trabalhos e vida pessoal. Sempre buscando a melhor maneira de costurar todos esses momentos para descobrir novos caminhos.
–– André Vuaden
O novo é encantador, e pra ser um criativo temos que estar atentos e abertos para o mundo. Esses mandamentos também representam como esses 22 Creatives são relevantes em seus meios e na sua cidade. Com o trabalho em conjunto eles nos mostram que não importa quais são seus backgrounds ou suas áreas de atuação, a criatividade é um processo que deriva da comunicação e do compartilhamento.  

Fotos: Larissa Kreili
Videos: Lucas Luz

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