Melissa

Pesquisar

Opções do Menu

Idioma

BR

Conteúdo

A arte transcende espaços.

Na tarde desse sábado, a SPFW N45 recebe o projeto Ponto Firme. A iniciativa vem do designer artesão Gustavo Silvestre. Traz à tona criações dos seus alunos na Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos.

Pela primeira vez, homens que cumprem pena contribuem pra dar vida à passarela do principal evento de moda do país. Mais de 20 alunos participaram da confecção da coleção, resultado de nove meses de trabalho.
Vestidos, coletes, quimonos e casacos nascem de ponto em ponto. As peças se transformam conectando o olhar de cada pessoa envolvida no processo. Um dos alunos diz que o trabalho é quase como uma obra abstrata, que vai surgindo naturalmente. "Coloca aqui, gruda um tapete ali, gruda uma obra ali."
"No nosso dia a dia, é só o bege e o branco."
O crochê traduz elementos presentes no universo dos produtores. Expressões verbais, o futebol, suas musas – mulheres, mães e filhas –, e a tão sonhada liberdade se conectam às linhas coloridas da arte.

O documentário Ponto Firme traz um pouco dessa história. Clica pra assistir.
Assistir
A arte tem poder transformador. Os participantes recebem uma certificação e também remissão da pena. Voltam a acreditar na liberdade. "Tem tudo a ver. Os caras têm muito tempo lá dentro, têm nada pra fazer", conta Gustavo, destacando que mais de 100 alunos já passaram pelo curso desde o seu início em 2015.
Ver Galeria de Fotos
"O tempo que eu passo aqui fazendo crochê é um tempo que eu me sinto livre."
A prévia do desfile aconteceu na própria Penitenciária. Nos pés, pares de Melissa em novas propostas – recortes, sobreposições e aplicações com crochê assinam o estilo de Gustavo e seus alunos.

Integrante da primeira edição do Melissa Meio Fio, ferramenta viva que desvenda olhares da cena artística de São Paulo, Gustavo desde sempre se dedicou à relação entre tecidos, sonhos e liberdade. Já antecipava o que viria pela frente. 

Acompanha o desfile na SPFW nos stories da @melissaoficial.

Trending Topics

Shop

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

Onde encontrar

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

Representantes

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

Feed

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca

E também

  • Ops! Não encontramos resultados para a sua busca